FORMULA FEDERAL INVEST DE KART
AMADOR – “FFIKA” – TEMPORADA 2012
REGULAMENTO GERAL
FINALIDADE
E PRINCÍPIOS BÁSICOS
1 - A Fórmula Federal Invest de Kart Amador – FFIKA - é
uma competição esportiva amadora, de forma individual e em equipe, com a finalidade
de promover o lazer e a confraternização entre os pilotos participantes, e
destes com eventuais pilotos convidados.
2 – A Fórmula Federal Invest de Kart Amador – FFIKA - rege-se
pelos seguintes princípios básicos:
·
Espírito Esportivo
·
Lealdade
·
Honestidade
·
Respeito
·
Amizade
DIRETORIA
DESPORTIVA
3 - Fica instituída a diretoria desportiva da Formula
Federal Invest de Kart Amador – FFIKA - como órgão superior de deliberação
colegiada, que terá como membros:
·
CARLOS
RENATO JUNQUEIRA
·
ALAN
ALMEIDA RAMALHO BARBOSA
·
THIAGO
DE LIMA GREVINEL
·
HENRIQUE
FILIPE ANTUNES NAIME
·
AUGUSTO
CESAR ANTUNES NAIME
4 - Fica designado o piloto Thiago de Lima Grevinel
como Presidente da Diretoria Desportiva.
5 – Fica designado o Sr. Carlos Renato Junqueira como Presidente
de Honra da FFIKA.
6 - A Diretoria Desportiva tem autonomia para
deliberar e tomar decisões sobre todo e qualquer aspecto pertinente à Formula
Federal Invest de Kart Amador.
7 - As decisões serão sempre aprovadas através de
maioria simples dos votos individuais dos membros desta diretoria.
8 - As decisões proferidas pela Comissão Organizadora
não serão objeto de recursos por parte dos pilotos participantes, tão pouco por
parte de pilotos convidados.
INSCRIÇÕES
9 - Poderão se inscrever pilotos de ambos os sexos com
idade mínima de 18 anos e que tenham sido convidados pela Diretoria Desportiva.
10 - No ato da inscrição, os pilotos deverão preencher
ficha de cadastro que será fornecida pela Diretoria Desportiva.
11 - Para a inscrição os pilotos deverão ler o
presente regulamento desportivo e, após a leitura e compreensão do mesmo,
deverão assinar o Termo de Anuência que será fornecido pela Comissão
Organizadora dizendo que aceitam todos os termos do Regulamento Desportivo da
Formula Federal Invest de Kart Amador.
12 - Ainda para a inscrição, os pilotos deverão
assumir total responsabilidade por sua participação no campeonato e em suas
respectivas etapas, de acordo com o Termo de Responsabilidade que será
fornecido pela Diretoria Desportiva.
13 - As inscrições são limitadas a 24 (vinte e quatro)
pilotos, por ordem de processamento das inscrições, até o dia 20 de junho de
2012, a serem distribuídos também em 6 (seis) equipes, com 4 (quatro)
integrantes.
14 - A Diretoria Desportiva poderá, a qualquer
momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de
inscrições ou distribuição por equipes, em função de necessidades,
disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.
15 - A Diretoria Desportiva divulgará o quadro de
integrantes por equipe uma vez as mesmas tenham sido formadas.
16 - Para confirmação da inscrição, o piloto deverá
pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) em dinheiro à
Diretoria Desportiva até o dia 20 de junho de 2012.
17 - O valor arrecadado com as inscrições será
revertido em benefício do Campeonato conforme decisão da Diretoria Desportiva.
18 - A Diretoria Desportiva poderá, a qualquer
momento, prorrogar o prazo para pagamento da taxa de inscrição em função de
necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso
prévio.
19 - A Diretoria Desportiva poderá, a qualquer
momento, elevar o valor da taxa de inscrição, em função de necessidades,
disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, com aviso prévio e anuência
da maioria simples dos pilotos participantes devidamente inscritos.
20 - No caso de elevação do valor da taxa de
inscrição, a Diretoria Desportiva estabelecerá um prazo para os pilotos
participantes pagarem a diferença entre o valor pago previamente e o novo valor.
21 - Em nenhuma circunstância o valor da taxa de
inscrição será devolvido.
LOCAL DAS PROVAS
22 - Fica estabelecido o Kartódromo RBC Racing,
localizado na cidade de Vespasiano/MG, como local oficial para a realização das
etapas da Formula Federal Invest de Kart Amador.
DEFINIÇÕES DAS ETAPAS
23 - Serão consideradas como etapas oficiais as
baterias de kart (tomada de tempo + corrida, ou grid invertido + corrida) entre
os pilotos participantes e/ou convidados deste campeonato amador, conforme data
e horário previamente estabelecido e divulgados abaixo pela Diretoria
Desportiva:
ETAPA 1 17/07/2012
- 21:15
ETAPA 2 21/08/2012
- 21:15
ETAPA 3 11/09/2012
- 21:15
ETAPA 4 16/10/2012
- 21:15
ETAPA 5 20/11/2012
- 21:15
ETAPA 6 18/12/2012
- 21:15
24 - As etapas terão duração aproximada de 30 (trinta)
minutos em pista, para tomada de tempo ou montagem do grid (posições de tomada
ou invertido) e quantas voltas forem possíveis até o término dos trinta minutos.
25 – Por determinação da direção do kartódromo o
número mínimo de pilotos para uma bateria fechada, às terça feiras, é de 15
pilotos.
26 – Todas as etapas serão fechadas somente aos
participantes da Fórmula Federal Invest de Kart Amador devidamente inscritos ou
em algum momento convidados.
27 – Caso não se alcance o número mínimo de pilotos
(15) para manter a bateria fechada, ainda assim esta será mantida fechada sendo
o valor diferencial cobrado pelo kartódromo para este fim pago pela Diretoria
Desportiva e posteriormente pro rateado entre as equipes que não estejam
completas nesta etapa.
28 – As equipes que se apresentaram incompletas na
etapa na qual não houve quórum mínimo de 15 pilotos deverão quitar seu débito,
conforme descrito no item 27 antes da próxima etapa.
29 – Aquela equipe que não quitar seu débito, apontado
no item 27 estará impossibilitada de participar das próximas etapas, até que
ocorra a quitação do débito.
PROCEDIMENTOS PARA AS ETAPAS
30 - Os pilotos participantes do campeonato e os
pilotos convidados deverão se apresentar no kartódromo com antecedência de pelo
menos 45 minutos do horário estabelecido para a corrida para:
A - Preenchimento do termo
de responsabilidade do kartódromo;
B - Pagamento da bateria,
caso o pagamento antecipado das etapas não tenha sido realizado. O custo de
cada corrida é de R$80.00 por piloto a serem pagos diretamente ao kartódromo RBC
Racing.
C - Pesagem oficial antes
da prova;
D - Colocação dos
equipamentos obrigatórios;
E - Participação no
briefing ministrado pela equipe do kartódromo e por um membro da Comissão
Organizadora, quando serão explicados os procedimentos para a bateria (nos
boxes e na pista), as regras de segurança do kartódromo a serem seguidas por
todos os pilotos, além de orientações e dicas de pilotagem para os menos
experientes.
31 - Após o briefing
será realizado o sorteio dos karts.
32 - O grid de largada obedecerá duas formas de
composição: a Tomada de Tempo e o Grid invertido:
A - Tomada de
tempo
A tomada de tempo terá
início imediatamente após a saída dos boxes para a pista ter sido autorizada
pelos fiscais de pista/boxes, preferencialmente com todos os pilotos agrupados.
A duração da tomada de
tempo será de 05 (cinco) minutos aproximadamente.
B - Grid Invertido
O Grid Invertido será a
modalidade de largada adotada a partir da segunda etapa da Formula Federal
Invest de Kart Amador.
33 - As posições de largada, a partir da segunda
etapa, observarão o resultado final da etapa anterior, a serem divulgadas pela Diretoria
Desportiva antes de cada etapa. As posições no grid de largada obedecerão à
ordem invertida das posições de chegada na última etapa. Ou seja, o primeiro
colocado largará em último no grid; o segundo colocado largará em penúltimo e
assim sucessivamente.
34 - Caso algum piloto que tenha concluído a etapa
anterior falte à etapa seguinte, sua posição de largada deverá permanecer
vazia, sem que as demais posições sejam adiantadas.
35 - A apuração dos tempos de volta e a cronometragem da prova são
de responsabilidade e atribuição únicas do kartódromo. Em casos de problemas de
cronometragem para apuração de bônus em regulamentos que prevêem pontos extras
em voltas mais rápidas, os bônus serão desconsiderados.
36 - O resultado final da prova será aquele apontado pelo
resultado oficial divulgado pelos sistemas do kartódromo.
37 - Caso ocorra que dois ou mais pilotos apareçam no resultado
oficial divulgado pelo kartódromo empatados (diferença de tempo entre eles
igual a ZERO), o desempate será feito em favor do piloto que tiver largado na
pior posição do grid.
38 - O piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a
bandeirada de término da fase classificatória deverá largar do box após a
passagem do último colocado no grid de largada.
39 - Em caso de bandeira vermelha ainda na primeira volta, o
alinhamento dos karts para uma nova largada seguirá a ordem original da
primeira largada, ou seja, de acordo com o grid de largada original. Em caso de
bandeira vermelha após a segunda volta o alinhamento dos karts para uma nova
largada deverá ser feito de acordo com a classificação que cada piloto ocupava
ao cruzar a fita de cronometragem na última volta válida.
40 - Qualquer tipo de ajuste ou manutenção no kart deverá ter a
autorização expressa da Diretoria Desportiva e deverá ser feita por pessoa
autorizada. É vedado ao piloto efetuar ajustes ou acertos no kart ou alterar a
calibragem dos pneus por conta própria, exceto a posição do banco.
41 - A Formula Federal Invest de Kart Amador tem um peso mínimo
que deverá ser respeitado através do uso de LASTROS. Nesse caso todos os
pilotos serão pesados antes das provas e poderão ser pesados após o término de
cada corrida.
42 – Fica estabelecido 90kg como o peso mínimo.
43 - Todos os pilotos que pesarem menos de 90 kg terão seus karts
lastreados até atingirem essa meta.
44 - A responsabilidade pelo lastreamento correto do kart será
sempre do piloto, sem exceções, sendo recomendado que o piloto sempre faça a
checagem do lastro antes de sair com o kart dos boxes.
45 - Caso, ao final de um campeonato, haja empate entre pilotos, o
desempate deverá obedecer a seguinte ordem, até que o desempate seja definido:
A - Piloto com maior número de
vitórias;
B - Piloto com maior número de
segundo lugar;
C - Piloto com maior número de
terceiro lugar;
D - Piloto com maior número de
quarto lugar;
E - Piloto com maior número de
quinto lugar;
F - Piloto com maior número de
sexto lugar;
G - Piloto com maior número de
sétimo lugar;
H - Piloto com maior número de oitavo
lugar;
I - Piloto com maior número de
nono lugar;
J - Piloto com maior número de
décimo lugar;
K - Piloto com maior número de
décimo-primeiro lugar;
L - Piloto com maior número de
décimo-segundo lugar;
M - Piloto com maior número de
décimo-terceiro lugar;
N - Piloto com maior número de
décimo-quarto lugar
O - Piloto com maior número de
décimo-quinto lugar
P - Piloto com maior número de
décimo-sexto lugar
Q - Piloto com maior número de
pole-position;
R - Piloto com maior número de
volta mais rápida do dia;
S - Piloto com maior número de
volta mais rápida da bateria;
T - Total de pontos sem descartes;
U - Sorteio
46
- Deverão ser considerados todos os resultados dos
pilotos empatados, inclusive aqueles descartados para efeito de pontuação
final.
47 - Todos os procedimentos de prova que não estiverem
explicitados neste regulamento serão os adotados pelo kartódromo RBC RACING.
ESTRUTURA E SEGURANÇA
48 - A infraestrutura disponibilizada no local do evento como
estacionamentos, bares, lanchonetes, banheiros e tudo mais que fizer parte da
estrutura geral do estabelecimento é de inteira responsabilidade do kartódromo.
49 - As condições dos karts bem como da pista são de total
responsabilidade do kartódromo. Caso algum piloto se envolva em acidente, tenha
seu kart quebrado, problemas de cronometragem, ou algum fator fora de seu
controle venha a interferir negativamente em seu resultado final de corrida, a Diretoria
Desportiva da Formula Federal Invest de Kart Amador não poderá ser
responsabilizada por isso.
50 - Os pilotos deverão obrigatoriamente utilizar o seguinte
equipamento:
A - Capacete integral, com viseira
(fornecido pelo kartódromo);
B - Luvas que cubram
completamente os dedos, palma e dorso da mão (fornecido pelo kartódromo);
C- Sapatilha própria para
a prática do kartismo ou automobilismo. Na falta desta será permitido o uso de
tênis ou calçado equivalente do tipo fechado. Não será permitido uso de
calçados abertos, tipo chinelo, sandálias ou assemelhados;
D- Macacão próprio para a
prática do kartismo ou automobilismo (fornecido pelo kartódromo).
51 - São recomendados a utilização
dos seguintes equipamentos de segurança:
A - Colete protetor de costelas;
B - Colar de proteção cervical
(fornecido pelo kartódromo);
C - Balaclava ou capuz de proteção;
D- Qualquer outro
equipamento de segurança que o piloto julgue conveniente, tais como joelheiras,
cotoveleiras, espumas de proteção, etc.
52 - É de responsabilidade do piloto se apresentar para a corrida
portando o equipamento de uso obrigatório.
53 – É vedada a participação de qualquer piloto que não esteja
adequadamente vestido segundo as instruções acima.
54 - Não é de responsabilidade da Diretoria Desportiva da FFIKA fornecer
o equipamento de segurança obrigatório.
SORTEIOS
55 - A definição dos karts para cada piloto será sempre através de
sorteio realizado pela Diretoria Desportiva, ou por alguém por ela indicado,
utilizando-se de procedimento ético e correto, sempre respeitando a idoneidade
da entidade.
56 - Qualquer pessoa ligada ou não à Diretoria Desportiva poderá
acompanhar a realização dos sorteios que serão feitos antes de cada corrida,
desde que sejam respeitadas as normas de cada kartódromo com relação à
quantidade de pessoas e critérios de segurança.
57 - Os sorteios serão efetuados utilizando-se o meio que for
julgado o mais adequado que estiver disponível, sempre visando manter a
igualdade de condições entre os participantes.
58 - Caso o piloto resolva trocar de kart, tanto no qualify (mudar
para tomada de tempo) quanto na corrida, será realizado um novo sorteio para
definir qual kart deverá ser utilizado.
A - O piloto só poderá
trocar de kart se tiver completado ao menos uma volta com o kart original;
B - O item anterior será
desconsiderado caso o kart seja declarado como “quebrado” ou “fora de
funcionamento” por algum mecânico ou pelo diretor de prova;
C - Caberá ao piloto
utilizar o kart sorteado. Não será permitida a troca sem que haja novo sorteio;
D - O piloto não poderá rejeitar
o kart sorteado, mesmo que este kart já tenha sido utilizado por ele
anteriormente;
PONTUAÇÃO POR ETAPA
59 – Para fins de pontuação será utilizada a
tabela apresentada abaixo.
60 – A pontuação de cada equipe, por etapa,
será o somatório da pontuação individual alcançada por cada um de seus pilotos.
Tabela
Posição
|
Pontuação
|
Posição
|
Pontuação
|
1º colocado
|
33 pontos
|
13º colocado
|
17 pontos
|
2º colocado
|
30 pontos
|
14º colocado
|
16 pontos
|
3º colocado
|
28 pontos
|
15° colocado
|
15 pontos
|
4º colocado
|
26 pontos
|
16° colocado
|
14 pontos
|
5º colocado
|
25 pontos
|
17° colocado
|
13 pontos
|
6º colocado
|
24 pontos
|
18° colocado
|
12 pontos
|
7º colocado
|
23 pontos
|
19° colocado
|
11 pontos
|
8º colocado
|
22 pontos
|
20° colocado
|
10 pontos
|
9º colocado
|
21 pontos
|
21º colocado
|
9 pontos
|
10º colocado
|
20 pontos
|
22º colocado
|
8 pontos
|
11º colocado
|
19 pontos
|
23º colocado
|
7 pontos
|
12º colocado
|
18 pontos
|
24º colocado
|
6 pontos
|
DESCARTES
61 - Todos os pilotos deverão descartar, ao final do campeonato, a
etapa onde obtiverem seu pior resultado. Como pior resultado inclui-se ausência
e etapa onde ele tiver obtido ZERO pontos.
62 - Para efeito de descartes, as etapas anteriores nas quais o
piloto-substituto não tiver participado serão consideradas como ZERO PONTOS.
CAMPEONATO
EQUIPES
63 - As equipes devem ser formadas por 4 (quatro) pilotos e serão
sorteadas pela Diretoria Desportiva no máximo até a data da primeira etapa do
campeonato.
65 - As equipes deverão ter um nome a ser definido pelos seus
integrantes e informado à Diretoria Desportiva. Definição de cores e logomarca
são de uso opcional.
66 - Não será permitido que um piloto que não esteja inscrito na
equipe pontue por ela afim de substituir um piloto faltante. Em caso de falta a
equipe só receberá os pontos do piloto que participar da prova.
67 - Caso, no decorrer do campeonato, alguma equipe deseje alterar
seu nome devido a patrocínio ou qualquer outro caso que altere a configuração
da equipe durante a temporada, seus responsáveis deverão apresentar os motivos
por escrito (via e-mail, a e-mail a ser informado pela Diretoria Desportiva) à
Diretoria Desportiva e cada caso será estudado separadamente.
68 - No caso de substituição de piloto, o piloto substituto terá
seus resultados agregados ao do piloto substituído para efeito de apuração da
pontuação da equipe e dos descartes a serem considerados no campeonato de
equipes.
69 - Caso, ao final do campeonato, haja empate entre equipes, a
equipe que contar com o piloto melhor classificado na tabela geral do
campeonato de pilotos estará à frente. Os critérios de desempate serão os descritos
no item 40 deste regulamento.
PREMIAÇÃO
POR ETAPA
70
– serão premiados os 3 (três) primeiros pilotos de cada etapa, com troféus
oferecidos pela FEDERAL INVEST. Ao todo serão oferecidos 18 troféus.
CLASSIFICAÇÃO
FINAL E PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO
71
– A classificação final de cada piloto e equipe será obtida pela soma de todos
os pontos obtidos, já desconsiderados os descartes e após a subtração recebida
por penalidades recebidas.
72 – o campeão do campeonato será o piloto que
obtiver o maior número de pontos ao final da temporada. O vice-campeão sera o
piloto que obtiver o segundo maior número de pontos e assim sucessivamente.
73
– o mesmo critério estabelecido para os pilotos, será o utilizado para as
equipes, para determinar a classificação das mesmas.
PUNIÇÕES
74 - As punições que forem determinadas pela Diretoria Desportiva
não poderão ser descartadas e deverão ser descontadas da pontuação final do
piloto, já líquida dos descartes.
75 - As decisões da direção de prova do kartódromo deverão ser
acatadas pelos pilotos. Entretanto os casos que a Diretoria Desportiva reputar
como sendo de erro grave, a causar sério e efetivo prejuízo a algum piloto,
serão apurados mediante analise de fatos e testemunhas, ficando “sub-júdice” o
resultado da corrida até decisão soberana e irrecorrível da Diretoria Desportiva,
devendo o piloto, que se sentir prejudicado, reclamar por intermédio de e-mail à
Diretoria desportiva, após a realização do evento. Em nenhuma hipótese serão
aceitas reclamações no dia do evento.
76 - Não serão admitidos ofensa, xingamento, desrespeito, agressão
física ou verbal a qualquer membro da organização do kartódromo ou da Diretoria
Desportiva, ficando o infrator sujeito a sanções de advertência, perda de
pontos na classificação geral, suspensão ou exclusão do campeonato, cabendo à
Diretoria Desportiva deliberar e decidir pela sanção aplicável de acordo com a
gravidade do caso, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
77 - O piloto que receber bandeira preta aplicada pela direção de
provas não poderá descartar o resultado final de sua corrida, devendo a punição
ser contabilizada em sua pontuação final ao término do campeonato. A mesma
regra se aplica a bandeira preta aplicada pela Diretoria Desportiva, denominada
como “bandeira preta administrativa”, utilizada em casos de punições disciplinares.
78 - O piloto que não estiver presente na sala de briefing no
momento da chamada dentro do horário estipulado pela organização do evento,
será punido com a perda de 2 (dois) pontos. Esta regra somente será
desconsiderada caso o mesmo informe com antecedência seu eventual atraso por
motivos justificáveis ou caso o atraso tenha se dado em virtude de algum
acontecimento que possa ser comprovado à Diretoria Desportiva.
79 - Os pilotos que entrarem ou saírem da área de boxes em excesso
de velocidade serão unidos com a perda de 2 (dois) pontos. Em caso de
reincidência o piloto será punido com a perda de 5 (cinco) pontos. Persistindo
a infração o piloto será julgado pela Diretoria Desportiva que poderá aplicar
penas de desclassificação da prova ou até mesmo suspensão e exclusão do
campenato.
80 - O piloto que receber bandeira de advertência (preta e branca)
será punido com a perda de 2 (dois) ponto que deverão ser subtraídos de sua
pontuação total, ou seja, a penalização não pode ser descartada. Em caso de
bandeira preta prevalecerá a desclassificação da prova sem a necessidade de
subtrair um ponto da bandeira de advertência.
81 - O piloto que, no entender da Diretoria Desportiva, acumular
um número muito grande de punições esportivas ou administrativas, estará
passível de advertências, suspensão ou exclusão.
82
- O piloto que não comparecer para a premiação dos
pódios perderá o direito ao prêmio conquistado, ficando este em poder da Diretoria
Desportiva para que se faça o uso que melhor se entender do mesmo.
83 - A Diretoria Desportiva é soberana para decidir a penalização
a ser aplicada em casos não previstos nesse regulamento, podendo consultar até
mesmo os demais pilotos para chegar a uma conclusão.
84
– Qualquer dúvida ou impasse que não estiver previsto
neste regulamento serão resolvidos pela Diretoria Desportiva.
CONCLUSÃO
85 - Todo piloto inscrito atesta que está ciente de toda a
documentação aqui contida e aceita as normas de funcionamento da Formula
Federal Invest de Kart Amador.
86 - Após o início do campeonato as regras só poderão ser
alteradas pela Diretoria Desportiva e apenas em casos extremos.
87 - Quaisquer dúvidas ou impasses que não estiverem previstos
neste Regulamento serão resolvidos pela Diretoria Desportiva.
88
- O presente Regulamento foi elaborado com base em regulamentos da Associação
de Amigos do Kart Amador – AMIKA – e com base no regulamento do Campeonato de
Kart Amigos da Amizade.