Regulamento Geral - Temporada 2012


FORMULA FEDERAL INVEST DE KART AMADOR – “FFIKA” – TEMPORADA 2012


REGULAMENTO GERAL

FINALIDADE E PRINCÍPIOS BÁSICOS
1 - A Fórmula Federal Invest de Kart Amador – FFIKA - é uma competição esportiva amadora, de forma individual e em equipe, com a finalidade de promover o lazer e a confraternização entre os pilotos participantes, e destes com eventuais pilotos convidados.

2 – A Fórmula Federal Invest de Kart Amador – FFIKA - rege-se pelos seguintes princípios básicos:
                                                         
·         Espírito Esportivo
·         Lealdade
·         Honestidade
·         Respeito
·         Amizade


DIRETORIA DESPORTIVA

3 - Fica instituída a diretoria desportiva da Formula Federal Invest de Kart Amador – FFIKA - como órgão superior de deliberação colegiada, que terá como membros:

·         CARLOS RENATO JUNQUEIRA
·         ALAN ALMEIDA RAMALHO BARBOSA
·         THIAGO DE LIMA GREVINEL
·         HENRIQUE FILIPE ANTUNES NAIME
·         AUGUSTO CESAR ANTUNES NAIME

4 - Fica designado o piloto Thiago de Lima Grevinel como Presidente da Diretoria Desportiva.

5 – Fica designado o Sr. Carlos Renato Junqueira como Presidente de Honra da FFIKA.

6 - A Diretoria Desportiva tem autonomia para deliberar e tomar decisões sobre todo e qualquer aspecto pertinente à Formula Federal Invest de Kart Amador.

7 - As decisões serão sempre aprovadas através de maioria simples dos votos individuais dos membros desta diretoria.

8 - As decisões proferidas pela Comissão Organizadora não serão objeto de recursos por parte dos pilotos participantes, tão pouco por parte de pilotos convidados.


INSCRIÇÕES

9 - Poderão se inscrever pilotos de ambos os sexos com idade mínima de 18 anos e que tenham sido convidados pela Diretoria Desportiva.

10 - No ato da inscrição, os pilotos deverão preencher ficha de cadastro que será fornecida pela Diretoria Desportiva.

11 - Para a inscrição os pilotos deverão ler o presente regulamento desportivo e, após a leitura e compreensão do mesmo, deverão assinar o Termo de Anuência que será fornecido pela Comissão Organizadora dizendo que aceitam todos os termos do Regulamento Desportivo da Formula Federal Invest de Kart Amador.

12 - Ainda para a inscrição, os pilotos deverão assumir total responsabilidade por sua participação no campeonato e em suas respectivas etapas, de acordo com o Termo de Responsabilidade que será fornecido pela Diretoria Desportiva.

13 - As inscrições são limitadas a 24 (vinte e quatro) pilotos, por ordem de processamento das inscrições, até o dia 20 de junho de 2012, a serem distribuídos também em 6 (seis) equipes, com 4 (quatro) integrantes.

14 - A Diretoria Desportiva poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições ou distribuição por equipes, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

15 - A Diretoria Desportiva divulgará o quadro de integrantes por equipe uma vez as mesmas tenham sido formadas.

16 - Para confirmação da inscrição, o piloto deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) em dinheiro à Diretoria Desportiva até o dia 20 de junho de 2012.

17 - O valor arrecadado com as inscrições será revertido em benefício do Campeonato conforme decisão da Diretoria Desportiva.

18 - A Diretoria Desportiva poderá, a qualquer momento, prorrogar o prazo para pagamento da taxa de inscrição em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

19 - A Diretoria Desportiva poderá, a qualquer momento, elevar o valor da taxa de inscrição, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, com aviso prévio e anuência da maioria simples dos pilotos participantes devidamente inscritos.

20 - No caso de elevação do valor da taxa de inscrição, a Diretoria Desportiva estabelecerá um prazo para os pilotos participantes pagarem a diferença entre o valor pago previamente e o novo valor.

21 - Em nenhuma circunstância o valor da taxa de inscrição será devolvido.


LOCAL DAS PROVAS

22 - Fica estabelecido o Kartódromo RBC Racing, localizado na cidade de Vespasiano/MG, como local oficial para a realização das etapas da Formula Federal Invest de Kart Amador.


DEFINIÇÕES DAS ETAPAS

23 - Serão consideradas como etapas oficiais as baterias de kart (tomada de tempo + corrida, ou grid invertido + corrida) entre os pilotos participantes e/ou convidados deste campeonato amador, conforme data e horário previamente estabelecido e divulgados abaixo pela Diretoria Desportiva:

ETAPA 1          17/07/2012  -  21:15
ETAPA 2          21/08/2012  -  21:15
ETAPA 3          11/09/2012  -  21:15
ETAPA 4          16/10/2012  -  21:15
ETAPA 5          20/11/2012  -  21:15
ETAPA 6          18/12/2012  -  21:15

24 - As etapas terão duração aproximada de 30 (trinta) minutos em pista, para tomada de tempo ou montagem do grid (posições de tomada ou invertido) e quantas voltas forem possíveis até o término dos trinta minutos.

25 – Por determinação da direção do kartódromo o número mínimo de pilotos para uma bateria fechada, às terça feiras, é de 15 pilotos.

26 – Todas as etapas serão fechadas somente aos participantes da Fórmula Federal Invest de Kart Amador devidamente inscritos ou em algum momento convidados.

27 – Caso não se alcance o número mínimo de pilotos (15) para manter a bateria fechada, ainda assim esta será mantida fechada sendo o valor diferencial cobrado pelo kartódromo para este fim pago pela Diretoria Desportiva e posteriormente pro rateado entre as equipes que não estejam completas nesta etapa.

28 – As equipes que se apresentaram incompletas na etapa na qual não houve quórum mínimo de 15 pilotos deverão quitar seu débito, conforme descrito no item 27 antes da próxima etapa.

29 – Aquela equipe que não quitar seu débito, apontado no item 27 estará impossibilitada de participar das próximas etapas, até que ocorra a quitação do débito.


PROCEDIMENTOS PARA AS ETAPAS

30 - Os pilotos participantes do campeonato e os pilotos convidados deverão se apresentar no kartódromo com antecedência de pelo menos 45 minutos do horário estabelecido para a corrida para:

A - Preenchimento do termo de responsabilidade do kartódromo;
B - Pagamento da bateria, caso o pagamento antecipado das etapas não tenha sido realizado. O custo de cada corrida é de R$80.00 por piloto a serem pagos diretamente ao kartódromo RBC Racing.
C - Pesagem oficial antes da prova;
D - Colocação dos equipamentos obrigatórios;
E - Participação no briefing ministrado pela equipe do kartódromo e por um membro da Comissão Organizadora, quando serão explicados os procedimentos para a bateria (nos boxes e na pista), as regras de segurança do kartódromo a serem seguidas por todos os pilotos, além de orientações e dicas de pilotagem para os menos experientes.

31 - Após o briefing será realizado o sorteio dos karts.

32 - O grid de largada obedecerá duas formas de composição: a Tomada de Tempo e o Grid invertido:

A - Tomada de tempo

A tomada de tempo terá início imediatamente após a saída dos boxes para a pista ter sido autorizada pelos fiscais de pista/boxes, preferencialmente com todos os pilotos agrupados.

A duração da tomada de tempo será de 05 (cinco) minutos aproximadamente.

B - Grid Invertido

O Grid Invertido será a modalidade de largada adotada a partir da segunda etapa da Formula Federal Invest de Kart Amador.

33 - As posições de largada, a partir da segunda etapa, observarão o resultado final da etapa anterior, a serem divulgadas pela Diretoria Desportiva antes de cada etapa. As posições no grid de largada obedecerão à ordem invertida das posições de chegada na última etapa. Ou seja, o primeiro colocado largará em último no grid; o segundo colocado largará em penúltimo e assim sucessivamente.

34 - Caso algum piloto que tenha concluído a etapa anterior falte à etapa seguinte, sua posição de largada deverá permanecer vazia, sem que as demais posições sejam adiantadas.

35 - A apuração dos tempos de volta e a cronometragem da prova são de responsabilidade e atribuição únicas do kartódromo. Em casos de problemas de cronometragem para apuração de bônus em regulamentos que prevêem pontos extras em voltas mais rápidas, os bônus serão desconsiderados.

36 - O resultado final da prova será aquele apontado pelo resultado oficial divulgado pelos sistemas do kartódromo.

37 - Caso ocorra que dois ou mais pilotos apareçam no resultado oficial divulgado pelo kartódromo empatados (diferença de tempo entre eles igual a ZERO), o desempate será feito em favor do piloto que tiver largado na pior posição do grid.

38 - O piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a bandeirada de término da fase classificatória deverá largar do box após a passagem do último colocado no grid de largada.

39 - Em caso de bandeira vermelha ainda na primeira volta, o alinhamento dos karts para uma nova largada seguirá a ordem original da primeira largada, ou seja, de acordo com o grid de largada original. Em caso de bandeira vermelha após a segunda volta o alinhamento dos karts para uma nova largada deverá ser feito de acordo com a classificação que cada piloto ocupava ao cruzar a fita de cronometragem na última volta válida.

40 - Qualquer tipo de ajuste ou manutenção no kart deverá ter a autorização expressa da Diretoria Desportiva e deverá ser feita por pessoa autorizada. É vedado ao piloto efetuar ajustes ou acertos no kart ou alterar a calibragem dos pneus por conta própria, exceto a posição do banco.

41 - A Formula Federal Invest de Kart Amador tem um peso mínimo que deverá ser respeitado através do uso de LASTROS. Nesse caso todos os pilotos serão pesados antes das provas e poderão ser pesados após o término de cada corrida.

42 – Fica estabelecido 90kg como o peso mínimo.

43 - Todos os pilotos que pesarem menos de 90 kg terão seus karts lastreados até atingirem essa meta.

44 - A responsabilidade pelo lastreamento correto do kart será sempre do piloto, sem exceções, sendo recomendado que o piloto sempre faça a checagem do lastro antes de sair com o kart dos boxes.

45 - Caso, ao final de um campeonato, haja empate entre pilotos, o desempate deverá obedecer a seguinte ordem, até que o desempate seja definido:

A - Piloto com maior número de vitórias;
B - Piloto com maior número de segundo lugar;
C - Piloto com maior número de terceiro lugar;
D - Piloto com maior número de quarto lugar;
E - Piloto com maior número de quinto lugar;
F - Piloto com maior número de sexto lugar;
G - Piloto com maior número de sétimo lugar;
H - Piloto com maior número de oitavo lugar;
I - Piloto com maior número de nono lugar;
J - Piloto com maior número de décimo lugar;
K - Piloto com maior número de décimo-primeiro lugar;
L - Piloto com maior número de décimo-segundo lugar;
M - Piloto com maior número de décimo-terceiro lugar;
N - Piloto com maior número de décimo-quarto lugar
O - Piloto com maior número de décimo-quinto lugar
P - Piloto com maior número de décimo-sexto lugar
Q - Piloto com maior número de pole-position;
R - Piloto com maior número de volta mais rápida do dia;
S - Piloto com maior número de volta mais rápida da bateria;
T - Total de pontos sem descartes;
U - Sorteio

46 - Deverão ser considerados todos os resultados dos pilotos empatados, inclusive aqueles descartados para efeito de pontuação final.

47 - Todos os procedimentos de prova que não estiverem explicitados neste regulamento serão os adotados pelo kartódromo RBC RACING.


ESTRUTURA E SEGURANÇA

48 - A infraestrutura disponibilizada no local do evento como estacionamentos, bares, lanchonetes, banheiros e tudo mais que fizer parte da estrutura geral do estabelecimento é de inteira responsabilidade do kartódromo.

49 - As condições dos karts bem como da pista são de total responsabilidade do kartódromo. Caso algum piloto se envolva em acidente, tenha seu kart quebrado, problemas de cronometragem, ou algum fator fora de seu controle venha a interferir negativamente em seu resultado final de corrida, a Diretoria Desportiva da Formula Federal Invest de Kart Amador não poderá ser responsabilizada por isso.

50 - Os pilotos deverão obrigatoriamente utilizar o seguinte equipamento:

A - Capacete integral, com viseira (fornecido pelo kartódromo);
B - Luvas que cubram completamente os dedos, palma e dorso da mão (fornecido pelo kartódromo);
C- Sapatilha própria para a prática do kartismo ou automobilismo. Na falta desta será permitido o uso de tênis ou calçado equivalente do tipo fechado. Não será permitido uso de calçados abertos, tipo chinelo, sandálias ou assemelhados;
D- Macacão próprio para a prática do kartismo ou automobilismo (fornecido pelo kartódromo).  

51 - São recomendados a utilização dos seguintes equipamentos de segurança:
A - Colete protetor de costelas;
B - Colar de proteção cervical (fornecido pelo kartódromo);
C - Balaclava ou capuz de proteção;
D- Qualquer outro equipamento de segurança que o piloto julgue conveniente, tais como joelheiras, cotoveleiras, espumas de proteção, etc.

52 - É de responsabilidade do piloto se apresentar para a corrida portando o equipamento de uso obrigatório.

53 – É vedada a participação de qualquer piloto que não esteja adequadamente vestido segundo as instruções acima.

54 - Não é de responsabilidade da Diretoria Desportiva da FFIKA fornecer o equipamento de segurança obrigatório.


SORTEIOS

55 - A definição dos karts para cada piloto será sempre através de sorteio realizado pela Diretoria Desportiva, ou por alguém por ela indicado, utilizando-se de procedimento ético e correto, sempre respeitando a idoneidade da entidade.

56 - Qualquer pessoa ligada ou não à Diretoria Desportiva poderá acompanhar a realização dos sorteios que serão feitos antes de cada corrida, desde que sejam respeitadas as normas de cada kartódromo com relação à quantidade de pessoas e critérios de segurança.

57 - Os sorteios serão efetuados utilizando-se o meio que for julgado o mais adequado que estiver disponível, sempre visando manter a igualdade de condições entre os participantes.

58 - Caso o piloto resolva trocar de kart, tanto no qualify (mudar para tomada de tempo) quanto na corrida, será realizado um novo sorteio para definir qual kart deverá ser utilizado.

A - O piloto só poderá trocar de kart se tiver completado ao menos uma volta com o kart original;
B - O item anterior será desconsiderado caso o kart seja declarado como “quebrado” ou “fora de funcionamento” por algum mecânico ou pelo diretor de prova;
C - Caberá ao piloto utilizar o kart sorteado. Não será permitida a troca sem que haja novo sorteio;
D - O piloto não poderá rejeitar o kart sorteado, mesmo que este kart já tenha sido utilizado por ele anteriormente;


PONTUAÇÃO POR ETAPA
59 – Para fins de pontuação será utilizada a tabela apresentada abaixo.
60 – A pontuação de cada equipe, por etapa, será o somatório da pontuação individual alcançada por cada um de seus pilotos.
Tabela
Posição
Pontuação
Posição
Pontuação
1º colocado
33 pontos
13º colocado
17 pontos
2º colocado
30 pontos
14º colocado
16 pontos
3º colocado
28 pontos
15° colocado
15 pontos
4º colocado
26 pontos
16° colocado
14 pontos 
5º colocado
25 pontos
17° colocado
13 pontos
6º colocado
24 pontos
18° colocado
12 pontos
7º colocado
23 pontos
19° colocado
11 pontos
8º colocado
22 pontos
20° colocado
10 pontos
9º colocado
21 pontos
21º colocado
9 pontos
10º colocado
20 pontos
22º colocado
8 pontos
11º colocado
19 pontos
23º colocado
7 pontos
12º colocado
18 pontos
24º colocado 
6 pontos






DESCARTES



61 - Todos os pilotos deverão descartar, ao final do campeonato, a etapa onde obtiverem seu pior resultado. Como pior resultado inclui-se ausência e etapa onde ele tiver obtido ZERO pontos.



62 - Para efeito de descartes, as etapas anteriores nas quais o piloto-substituto não tiver participado serão consideradas como ZERO PONTOS.





CAMPEONATO EQUIPES



63 - As equipes devem ser formadas por 4 (quatro) pilotos e serão sorteadas pela Diretoria Desportiva no máximo até a data da primeira etapa do campeonato.



65 - As equipes deverão ter um nome a ser definido pelos seus integrantes e informado à Diretoria Desportiva. Definição de cores e logomarca são de uso opcional.



66 - Não será permitido que um piloto que não esteja inscrito na equipe pontue por ela afim de substituir um piloto faltante. Em caso de falta a equipe só receberá os pontos do piloto que participar da prova.



67 - Caso, no decorrer do campeonato, alguma equipe deseje alterar seu nome devido a patrocínio ou qualquer outro caso que altere a configuração da equipe durante a temporada, seus responsáveis deverão apresentar os motivos por escrito (via e-mail, a e-mail a ser informado pela Diretoria Desportiva) à Diretoria Desportiva e cada caso será estudado separadamente.



68 - No caso de substituição de piloto, o piloto substituto terá seus resultados agregados ao do piloto substituído para efeito de apuração da pontuação da equipe e dos descartes a serem considerados no campeonato de equipes.



69 - Caso, ao final do campeonato, haja empate entre equipes, a equipe que contar com o piloto melhor classificado na tabela geral do campeonato de pilotos estará à frente. Os critérios de desempate serão os descritos no item 40 deste regulamento.





PREMIAÇÃO POR ETAPA



70 – serão premiados os 3 (três) primeiros pilotos de cada etapa, com troféus oferecidos pela FEDERAL INVEST. Ao todo serão oferecidos 18 troféus.





CLASSIFICAÇÃO FINAL E PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO



71 – A classificação final de cada piloto e equipe será obtida pela soma de todos os pontos obtidos, já desconsiderados os descartes e após a subtração recebida por penalidades recebidas.



72 – o campeão do campeonato será o piloto que obtiver o maior número de pontos ao final da temporada. O vice-campeão sera o piloto que obtiver o segundo maior número de pontos e assim sucessivamente.

73 – o mesmo critério estabelecido para os pilotos, será o utilizado para as equipes, para determinar a classificação das mesmas.





PUNIÇÕES



74 - As punições que forem determinadas pela Diretoria Desportiva não poderão ser descartadas e deverão ser descontadas da pontuação final do piloto, já líquida dos descartes.



75 - As decisões da direção de prova do kartódromo deverão ser acatadas pelos pilotos. Entretanto os casos que a Diretoria Desportiva reputar como sendo de erro grave, a causar sério e efetivo prejuízo a algum piloto, serão apurados mediante analise de fatos e testemunhas, ficando “sub-júdice” o resultado da corrida até decisão soberana e irrecorrível da Diretoria Desportiva, devendo o piloto, que se sentir prejudicado, reclamar por intermédio de e-mail à Diretoria desportiva, após a realização do evento. Em nenhuma hipótese serão aceitas reclamações no dia do evento.



76 - Não serão admitidos ofensa, xingamento, desrespeito, agressão física ou verbal a qualquer membro da organização do kartódromo ou da Diretoria Desportiva, ficando o infrator sujeito a sanções de advertência, perda de pontos na classificação geral, suspensão ou exclusão do campeonato, cabendo à Diretoria Desportiva deliberar e decidir pela sanção aplicável de acordo com a gravidade do caso, sendo sua decisão soberana e irrecorrível.



77 - O piloto que receber bandeira preta aplicada pela direção de provas não poderá descartar o resultado final de sua corrida, devendo a punição ser contabilizada em sua pontuação final ao término do campeonato. A mesma regra se aplica a bandeira preta aplicada pela Diretoria Desportiva, denominada como “bandeira preta administrativa”, utilizada em casos de punições disciplinares.



78 - O piloto que não estiver presente na sala de briefing no momento da chamada dentro do horário estipulado pela organização do evento, será punido com a perda de 2 (dois) pontos. Esta regra somente será desconsiderada caso o mesmo informe com antecedência seu eventual atraso por motivos justificáveis ou caso o atraso tenha se dado em virtude de algum acontecimento que possa ser comprovado à Diretoria Desportiva.



79 - Os pilotos que entrarem ou saírem da área de boxes em excesso de velocidade serão unidos com a perda de 2 (dois) pontos. Em caso de reincidência o piloto será punido com a perda de 5 (cinco) pontos. Persistindo a infração o piloto será julgado pela Diretoria Desportiva que poderá aplicar penas de desclassificação da prova ou até mesmo suspensão e exclusão do campenato.



80 - O piloto que receber bandeira de advertência (preta e branca) será punido com a perda de 2 (dois) ponto que deverão ser subtraídos de sua pontuação total, ou seja, a penalização não pode ser descartada. Em caso de bandeira preta prevalecerá a desclassificação da prova sem a necessidade de subtrair um ponto da bandeira de advertência.



81 - O piloto que, no entender da Diretoria Desportiva, acumular um número muito grande de punições esportivas ou administrativas, estará passível de advertências, suspensão ou exclusão.



82 - O piloto que não comparecer para a premiação dos pódios perderá o direito ao prêmio conquistado, ficando este em poder da Diretoria Desportiva para que se faça o uso que melhor se entender do mesmo.



83 - A Diretoria Desportiva é soberana para decidir a penalização a ser aplicada em casos não previstos nesse regulamento, podendo consultar até mesmo os demais pilotos para chegar a uma conclusão.



84 – Qualquer dúvida ou impasse que não estiver previsto neste regulamento serão resolvidos pela Diretoria Desportiva.





CONCLUSÃO



85 - Todo piloto inscrito atesta que está ciente de toda a documentação aqui contida e aceita as normas de funcionamento da Formula Federal Invest de Kart Amador.



86 - Após o início do campeonato as regras só poderão ser alteradas pela Diretoria Desportiva e apenas em casos extremos.



87 - Quaisquer dúvidas ou impasses que não estiverem previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Diretoria Desportiva.



88 - O presente Regulamento foi elaborado com base em regulamentos da Associação de Amigos do Kart Amador – AMIKA – e com base no regulamento do Campeonato de Kart Amigos da Amizade.