quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dicas para fazer bem as curvas



A menor distância entre dois pontos é uma reta


Bom dia Senhores!

Nossa contagem regressiva já está acelerando os corações de vocês? Faltam apenas 5 dias para nossa próxima etapa e venho hoje com algumas dicas para fazer bem as curvas. Antes, porém, quero agradecer os comentários no nosso último post e convidá-los novamente para que estejam sempre participando do blog, pois assim fica tudo mais vivo e divertido.

Bem Misters, vamos ao que interessa!

Todos pensam que basta sentar no kart, acelerar fundo e assim vão andar mais rápido que todo mundo... Alguns têm até um saculejo especial para a hora da largada, pra ver se o negócio pega, nem que seja no tranco. A verdade é que acelerar na reta é fácil, o problema é fazer as curvas.

De fato, o maior problema de quem está começando no kart são as curvas. Quase sempre, neste momento, a corrida fica parecendo mesmo é a Ala das Baianas no desfile da Mangueira.

E porque isso acontece? Normalmente porque os pilotos entram na curva mais rápido do que deveriam. Muitas vezes por não terem uma referência para isso ou por não estarem habituados a frear com o pé esquerdo.

A melhor forma para se conseguir andar mais rápido nas curvas, é andar ao longo do traçado com o maior raio possível. Ou seja, você deve transformar as curvas em retas o máximo possível.

Vocês vão entender facilmente depois de observar a figura abaixo e ler as explicações:

Os 3 passos para se fazer as curvas



Obs: desenho realizado com referência nas curvas perfeitas do piloto Papito


Ponto de Tomada: É o ponto onde você começa a virar o volante para fazer a curva. Você deve abrir para aumentar o raio e ir fechando para encontrar a Tangência que é, geralmente, a parte interna da curva.

Tangência: é a menor distância entre dois pontos de uma curva. Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja aplicada da melhor maneira possível.


Saída de Curva: É a parte em que o kart volta a andar em linha reta. Isso significa que o ponto de saída normalmente estará no lado mais externo da pista. Isto ajuda aumentar o raio da curva, fazendo com que ela fique "mais reta" do que se você ficasse mais para o meio.

No momento de entrar na curva, ou seja, no ponto de Tomada, você já deve estar na velocidade ideal e isto se faz na reta que antecede a curva. Deve-se frear de forma suave e gradativa.

Note que ao aplicar os freios, todo o peso do veículo estará sobre as rodas dianteiras, fazendo com que as rodas traseiras percam a aderência ideal. Portanto, evite pisar no freio bruscamente, caso contrário, fatalmente você perderá a traseira do veículo, causando o que se conhece por derrapagem. O ideal é buscar o ponto de frenagem ainda na reta, para conseguir uma freada menos brusca e mais efetiva.

Senhores, vou ficando por aqui. Espero que as dicas sejam úteis e que a Ala das Baianas vá deixando espaço para a Comissão de Frente.

Saludos,
Dick Dastardly


3 comentários:

  1. Obrigado pela dica Dick!
    Essa manobra faz valer a regra do caro Papito: "Não existem curvas, somente retas!"

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    1. Exatamente meu caro Pé de Chinelo. Papito é sempre fonte de inspiração!

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  2. obg pela dica! me ajudou muito! agr ñ vou chegar mais em 2° lugar! não existem curvas, só retas!

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